Três dicas importantes para quando for contratar um plano de saúde para sua empresa ou família
- Antonio Leria

- 21 de mai. de 2020
- 3 min de leitura

Para a contratação de planos de saúde vale aquele velho ditado que nossos pais ou avós repetiam à exaustão: "muitas vezes o barato sai caro". Por isso, no momento de escolher o convênio médico que irá atender a sua empresa ou família é necessário analisar os mais diversos aspectos do produto. A LC Perfil Corretora separou aqui três pontos que você deve verificar no momento da contratação de um plano de saúde. É apenas um começo, quando mais abrangente a sua análise, melhor será a sua contratação.
A primeira dica, e possivelmente a mais importante, é verificar a rede credenciada do convênio médico que está sendo oferecido. "Não adianta eu contratar um plano mais barato que não tenha um hospital na região onde moro. Se fizer isso e tiver uma emergência, muitas vezes vou ter de atravessar a cidade inteira para conseguir atendimento", destaca a consultora da LC Perfil, Neuza Leria. Assim, é necessário verificar se no seu bairro o plano de saúde oferece algum hospital que irá te atender em casos de emergência ou urgência.
Rede credenciada. Apesar dos hospitais serem um dos aspectos mais importantes, ou até mesmo o mais relevante, a ser verificado no que se refere a rede credenciada, outros itens são fundamentais. Rede credenciada "é o conjunto de profissionais e estabelecimentos de saúde, incluindo médicos, consultórios, laboratórios, clínicas e hospitais, indicados pela operadora do plano de saúde para atendimento aos beneficiários", de acordo com definição da Agência Nacional de Saúde.
No momento da contratação você verifica não somente se há atendimento no seu bairro, mas também quais os hospitais, clínicas e laboratórios proporcionam essa cobertura. Muitas vezes, a mesma operadora oferece um determinado plano que não contempla um hospital de sua preferência, mas em um outro produto, com pouca diferença de preço, a unidade de sua preferência está inclusa. Então, muitas vezes a questão não é só verificar o preço, mas sim o custo/benefício.
Carência. Muitas pessoas pensam na contratação de um plano de saúde para atendimento de uma necessidade específica, como por exemplo uma cirurgia eletiva. No entanto, na contratação estão previstos os prazos que a pessoa terá de cumprir para ter acesso a determinados tipos de serviços Segundo informações do site da ANS, "carência é o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento."
É importante destacar, no entanto, que quando você troca de plano de saúde, deixando a operadora "A" para ir para a "B", seja para reduzir custos ou mesmo por não estar gostando do atendimento, é possível "levar as suas carências" para o novo contrato. Para fazer essa migração, a nova operadora ou seguradora exigirá que seja entregue um documento chamado "carta de permanência". E, mesmo assim, é preciso verificar quais as carências serão aproveitadas. "Normalmente as operadoras não aproveitam carência de doenças pré-existentes e parto", explica Neuza.
Outros benefícios. Muitas operadoras de planos de saúde ou seguradoras oferecem benefícios extras para os seus clientes. Um serviço agregado recentemente foi a telemedicina. Visando contribuir com o isolamento social, algumas operadoras estão disponibilizando para seus beneficiários atendimento via fone ou mesmo por vídeo. Assim, em caso de sintomas simples, o paciente pode telefonar para a operadora e terá orientação de um profissional de saúde sobre a necessidade de se deslocar até um pronto atendimento ou como pode se tratar em casa mesmo.
Outro "plus" oferecidos por diversas operadoras é o desconto em medicamentos em farmácias conveniadas. No caso dos planos que disponibilizam esse benefício, basta ao consumidor apresentar nas farmácias conveniadas a carteirinha do plano de saúde para ter acesso ao desconto. De acordo com as operadoras, os preços dos medicamentos podem cair para até metade do valor, dependendo do remédio e da rede de farmácia onde é adquirido.
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