Dengue: portal responde dúvidas sobre a doença
- Antonio Leria
- 26 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Site traz respostas para as 100 principais perguntas relacionadas ao mosquito Aedes aegypt
Já é possível ter na palma da mão acesso às respostas para as principais dúvidas sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. Entrou no ar, na segunda-feira (26.11), o portal “Dengue 100 Dúvidas”, lançado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue até o início de outubro de 2024, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, publicou recentemente o portal do Conselho Federal de Enfermagem.
De acordo com material publicado pela Secretaria Estadual de Saúde, o site reúne as 100 perguntas mais frequentes sobre a dengue, zika e chikungunya nos buscadores de internet. O serviço se torna um importante aliado para desmistificar fake news que circulam nas redes sociais e orientar a população sobre o combate ao mosquito. O acesso já está disponível no link www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

“A informação é a nossa melhor arma no combate ao mosquito, por isso é importante concentrar em um único endereço as principais dúvidas da população sobre o assunto. Estamos falando de prevenção, transmissão, cuidados e diferenças de uma doença para outra”, explica Regiane de Paula, coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), da Secretaria.
Pergunta mais frequente
Quando o assunto é dengue, a pergunta mais feita na internet atualmente é: “Quem está infectado pela dengue deve evitar algum tipo de medicamento?” E a resposta é sim. Alguns remédios não devem ser tomados por quem tem suspeita de dengue. Afinal, um dos possíveis sintomas da doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti é o sangramento. E essa manifestação se agrava com a ingestão de medicamentos com ácido acetilsalicílico (aspirina, por exemplo), anti-inflamatórios não hormonais ou corticóides. Para esclarecer essa e outras questões, o site “Dengue 100 Dúvidas” tem como proposta oferecer informações detalhadas e confiáveis.

Apesar de ser uma importante ferramenta de utilidade pública no combate à dengue, o site "Dengue 100 Dúvidas" não substitui o aconselhamento profissional. O site Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, em página dedicada à Dengue, destaca que é importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.
De acordo com o site especializado, o doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
REDUZA OS CUSTOS DE SEU PLANO DE SAÚDE
Os consultores da LC Perfil Corretora, especializada em Planos de Saúde, estão disponíveis para fazer um estudo de mercado para verificar a possibilidade de redução de custos com o convênio médico ou odontológico, seja para pessoas físicas ou empresariais.
Entre em contato para uma análise sem compromisso através do whatsapp (11) 99646-1096 ou clique aqui para solicitar uma cotação.
Comments