Outubro Rosa: saiba como prevenir o câncer de mama e de colo do útero
- Antonio Leria

- 7 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Mês promove a conscientização sobre a importância da prevenção desses dois tipos de câncer com alta incidência entre as mulheres
O câncer de mama e o câncer de colo do útero são dois dos tipos da doença que mais acometem as mulheres no Brasil. O Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 nos Estados Unidos pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, atualmente foca suas ações nesses dois tipos de câncer. Texto publicado no site do Instituto Nacional de Câncer (inca) destaca que a "campanha vem sendo considerada uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher e a prevenção do câncer..."

Câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (inca), foram estimados 73.610 novos casos de câncer de mama para o Brasil em 2024. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no País. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste. A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco e promover os fatores de proteção para a doença.
É um câncer relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. A prática de atividade física, a manutenção do peso adequado (por meio de uma alimentação saudável) e evitar o consumo de bebidas alcoólicas reduzem os riscos de desenvolver o câncer de mana. A amamentação também é considerada um fator protetor
O diagnóstico precoce é importante para reduzir a mortalidade da doença. A orientação é que a mulher observe e apalpe as mamas sempre que se sentir confortável (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), e fique atenta a descobertas casuais de pequenas alterações mamárias. São sinais ou sintomas importantes: aparecimento de caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos; podem, também, aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
A segunda estratégia de detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento mamográfico. Além de estar atenta ao próprio corpo, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. Segundo publicação do Ministério da Saúde, além da mamografia podem ser utilizados outros exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética.
Câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero é o terceiro neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil, com maior incidência e mortalidade nas regiões menos desenvolvidas, em especial a Região Norte. Com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, corresponde a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. No caso do câncer de mama, a taxa é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
De acordo com publicação do Inca, o câncer do colo do útero está associado à infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais. A infecção pelo HPV é muito comum. Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-la ao longo de suas vidas. A maior parte dos casos regride espontaneamente. Quando isso não acontece, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras que, se identificadas e tratadas adequadamente, possibilita prevenir a progressão para câncer.
A principal forma de prevenção é a vacinação contra o HPV. A recomendação atual é de dose única para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. O uso de preservativos durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, informa texto publicado no site do Ministério da Saúde, sempre destacando que a vacina é o método mais confiável. Além disso, o exame preventivo contra o HPV - Papanicolau - é comumente usado para identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero.
REDUZA OS CUSTOS DE SEU PLANO DE SAÚDE
Os consultores da LC Perfil Corretora, especializada em Planos de Saúde, estão disponíveis para fazer um estudo de mercado para verificar a possibilidade de redução de custos com o convênio médico ou odontológico, seja para pessoas físicas ou empresariais.
Entre em contato para uma análise sem compromisso através do whatsapp (11) 99646-1096 ou clique aqui para solicitar uma cotação.



Comentários